sábado, 23 de janeiro de 2010

COMO IDENTIFICAR UM BOM PROFESSOR ?

O bom professor é didático.
Todo aluno é capaz de aprender. E todo professor deve ser capaz de ensiná-lo. "De nada adianta um profissional cursar a melhor faculdade, mas não ter didática, paciência e sensibilidade para respeitar o tempo e as diferenças de cada aluno", diz a secretária do MEC, Maria do Pilar Lacerda. O professor deve se valer de técnicas que viabilizem a aprendizagem das crianças.
"Os alunos têm tempos diferentes de absorção de conteúdo, cabe ao professor perceber as dificuldades e a individualidade dos estudantes e assim desenvolver métodos de acessar cada um", explica Catarina Greco, orientadora educacional do Coluni. Isso, junto ao respeito e a atenção direcionada que o professor pode tranqüilizar os alunos que têm mais dificuldade de aprendizado e fazer com que o desempenho deles melhore a longo prazo.
Produzir materiais individuais, incentivar que os alunos se ajudem entre si e oferecer exercícios de reforço são alguns dos recursos que o professor pode utilizar para que nenhum aluno fique para trás e assim igualar o nível da turma.

O bom professor motiva e inspira seus alunos.
"A maior bandeira que um professor de qualidade levanta é a relação que tem com seus alunos", diz a secretária do MEC Maria do Pilar Lacerda. Uma relação positiva entre o docente e o estudante faz toda a diferença no aprendizado. Sentir-se confortável e seguro diante do professor é estimulante para qualquer um.
Receptividade, paciência, sensibilidade, atenção e respeito são essenciais. "A forma de conduzir os alunos, acompanhá-los, de respeitar as diferenças, ter um bom relacionamento com pais e interesse pelos estudantes favorecem a aprendizagem, assim como a empatia e a disponibilidade, desde que isso não comprometa a autoridade do professor, o que também é importante", explica Catarina Greco, orientadora educacional do Coluni.

O bom professor estimula a curiosidade.
A curiosidade impulsiona o conhecimento, já que instigados por um determinado assunto, os alunos passam a se interessar mais, buscar novas informações e tirar dúvidas, o que promove o debate e beneficia a aprendizagem. Os alunos devem se sentir bem e à vontade na escola para expressar a curiosidade. A maneira com a qual o professor lida com dificuldade dos alunos é de fato determinante para a aprendizagem, uma vez que inibidos para tirar as dúvidas, as questões não solucionadas se acumulam e consequentemente atrasam e comprometem o desempenho.
"Bons professores brotam de alunos que indagam, que questionam, o que sem dúvida são ótimos caminhos para a aprendizagem. O professor que não responde e se incomoda com estudantes que perguntam demais não passa de um burocrata, ele dá a matéria e pronto, o que de maneira alguma é o ideal", opina Maria do Pilar Lacerda.
Com Carinho, Tatiana

AS FÉRIAS ESTÃO TERMINANDO!

Primeiro dia de aula requer atenção especial com os alunos.


No início do ano letivo, a turma chega à escola cheia de energia, novidades e saudades, mas ainda em ritmo de férias e com as atitudes "afrouxadas", pois tiveram menos cobranças, horários e compromissos nesse período. Cabe ao professor, então, reestabelecer as regras de atitudes e procedimentos para o bom convívio escolar e o trabalho pedagógico.

Quando o ingresso no ensino fundamental coincide com mudança de escola, a criança merece mais cuidados e atenção. Precisa conhecer o novo ambiente, as normas, além de se enturmar com os novos amigos. Vale o mesmo para a criança que muda de período (turno) e precisa se adaptar biologicamente a um outro ritmo.

De qualquer forma, toda a escola merece um olhar especial no início de um ano letivo. Conversar com os alunos sobre as expectativas em relação ao novo ambiente e novo período escolar é fundamental para o desenrolar de um processo saudável e seguro para todos. Os alunos, conhecedores das regras do jogo, poderão mais objetiva e tranquilamente dirigir seus esforços à aprendizagem.
 Calma é imprescindível
Dar conta de lições de casa será novo desafio para a criança. Para a maioria, as tarefas, especialmente as primeiras, têm sabor especial. Elas se sentem gente grande, com responsabilidades, e o que mais querem é demonstrar serviço.

O professor não pode estragar essa história. Tem de ter consciência que o objetivo da lição de casa é despertar na criança o prazer pelos estudos, ajudá-la a fixar um conteúdo e habituar o aluno a assumir responsabilidades.

Se as tarefas são difíceis ou extensas demais, há risco de a criança associar o estudo com algo chato e negativo e criar o hábito de pedir socorro em casa. Nesse quesito, cabe ao professor fazer um alerta aos pais: ajudar o filho na lição significa levá-lo a descobrir suas próprias respostas e não bancar o aluno, se apossando da tarefa.

Grande missão
No ensino fundamental, talvez o professor sinta com mais evidência a importância de seu papel de contribuir para o crescimento de um aluno.

Constatar no rosto de uma criança o entusiasmo de ler e escrever, por exemplo, já é uma ótima recompensa para eventuais dificuldades e decepções que também fazem parte da vida profissional. Mas outras virão se o educador não perder de vista alguns dos objetivos principais de um professor nota 10:
- ensinar a pensar

- apresentar o mundo com suas diferenças sociais e culturais

- apostar e lutar pelo sucesso do aluno

- ser paciente, generoso e competente no papel de líder que propicia, na escola, a troca de conhecimentos

- ser um articulador de valores que unem o saber e o fazer
Fonte: Paula Bourroul, pedagoga, diretora de escola de educação infantil, orientadora e coordenadora pedagógica de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, consultora para avaliação de evolução e desempenho escolar (pbourroul@uol.com.br).
Com Carinho, Tatiana

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Estudantes brasileiros concorrem a bolsas para doutorado na Alemanha

Quarta-feira, 20 de janeiro de 2010 - 17:44
Candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica podem concorrer a bolsas de doutorado na Alemanha, implementadas a partir de abril de 2011. As bolsas são concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), para doutorado integral, duplo doutorado ou doutorado sanduíche. Todas as áreas de conhecimento são contempladas. O prazo para encaminhamento das propostas é 5 de março.

O objetivo da parceria é a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre Brasil e Alemanha. A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão mista formada por consultores e representantes das três agências financiadoras do programa e a distribuição das bolsas aos candidatos aprovados será estabelecida de acordo com os critérios de cada uma das agências.
O programa prevê um curso de alemão para todos os bolsistas selecionados antes do início da pesquisa. A duração do curso é estabelecida de acordo com os conhecimentos do idioma alemão de cada candidato, a área da pesquisa na Alemanha e as condições e pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.
Requisito – Para inscrever-se no programa é necessário ter curso de mestrado concluído ou em fase conclusão até o final do primeiro semestre de 2010, para doutorado integral, e estar matriculado em curso de doutorado no Brasil, nos casos de doutorado-sanduíche ou duplo-doutorado.
O candidato também precisa ter comprovante de conhecimento do idioma inglês ou alemão, carta de aceitação do orientador alemão, projeto de pesquisa científica de qualidade e ser formalmente aceito pelos orientadores, além de ser cidadão brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no país.
Além da bolsa e do curso de alemão, outros benefícios concedidos são alojamento, seguro saúde, auxílio para cônjuge e filhos, passagens aéreas e auxílio-instalação. Interessados devem encaminhar as propostas exclusivamente via internet, por meio do formulário de propostas on-line, disponível na Plataforma Carlos Chagas, do CNPq, até 5 de março. É imprescindível a atualização do Currículo Lattes antes do preenchimento do formulário.
Uma via de todos os documentos (não encadernados) deverá ser enviada pelos correios com data de postagem até o dia 4 de março para o escritório do DAAD (Rua Pres. Carlos de Campos 417, Rio de Janeiro, RJ, Cep 22231-080). Mais informações podem ser obtidas pelo correio Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. eletrônico, e outros requisitos exigidos pelas agências devem ser verificados nas páginas da Capes ou do CNPq na internet.

Assessoria de Imprensa da Capes
PORTAL DO MEC

domingo, 3 de janeiro de 2010

MENSAGEM DE ANO NOVO DO BLOG MENTES ABERTAS

Final de Ano tempo de parar, analisar e fazer uma completa reflexão sobre a vida, pensar em cada momento vivido para descobrir qual foi o saldo positivo de metas planejadas.
Neste ano que está surgindo tão cheio de promessas e esperanças que venha marcado pela alegria e pela bem aventurança e realizações.


Que o futuro abra as portas de todos os corações prontos para ele e que ajude aos que não estão prontos a se aperfeiçoar .


Que se tornem corações fortes grandes e completos de otimismo, compreensão e força.


Para você essa pessoa tão especial queremos desejar toda a felicidade desse novo tempo que se aproxima.


Que toda a esperança, emoções, vitórias e alegrias caiam como uma enorme chuva em sua casa e sobre você e seus familiares.


Na passagem do ano que a luz divina se acenda dentro de seu coração.


Desejamos do fundo do coração que a promessa do ano novo seja cheia de esplendor e magia.






Boas festas!

NATAL DO SENHOR - 25 de dezembro

 "Hoje é a festa do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre a terra". Com estas palavras a Igreja anuncia o grande dia de hoje, que é o aparecimento na terra do Filho de Deus feito homem. O Evangelho de São Lucas conta o Nascimento de Nosso Senhor, como segue: "Aconteceu naqueles dias que saiu um edito de Cesar Augusto, para que fosse alistado todo o mundo. Este primeiro alistamento foi feito por Cirino, governador da Síria. E iam todos se alistar, cada um na sua cidade natal. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, para se alistar com sua esposa Maria, que estava grávida. Aconteceu , porém, que estando ali, se completaram os dias em que devia dar à luz. E deu à luz o Filho primogênito e envolveu-o em paninhos e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. E naquela mesma região estavam uns pastores, vendo alternadamente e guardando, nas vigílias da noite, o rebanho.

 
E eis que se lhes apresentou um Anjo do Senhor e a claridade de Deus cercou-os de resplendor, e tiveram grande temor. O Anjo, porém , disse-lhes: "Não temais; porque eis que vos anuncio um grande gozo, e que o será para todo o povo. É que hoje vos nasceu na cidade de Davi o Salvador, que é o Cristo Senhor. E este é o Sinal para vós: Achareis um menino envolto em paninhos e posto numa manjedoura. E subitamente apareceu o Anjo com uma multidão da milícia celeste, louvando a Deus e dizendo: "Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade". E aconteceu que depois que os Anjos se retiraram para o céu, os pastores falavam entre si, dizendo: "Passemos até Belém e vejamos que é isto que sucedeu, que é que o Senhor nos mostrou. E vieram a toda pressa e acharam Maria e José e o Menino posto na manjedoura. E vendo isto, conheceram a verdade do que se lhes havia dito acerca deste Menino. E todos que os ouviram falar, se admiraram do que lhes haviam referido os pastores".

 

 O Nascimento de Nosso Senhor está cheio de mistérios. Considera em primeiro lugar, porque o Filho Unigênito de Deus quis vir ao mundo em tanta pobreza, em lugar tão desprezível, na estação de inverno, nas trevas da noite e longe da sociedade. Porque não quis celebrar seu aparecimento na capital, em Jerusalém, em um dos muitos palácios que lá havia, rodeado de todo conforto? São Bernardo diz:

 

 "Não penseis que tudo isto tivesse acontecido por acaso. A criança não escolhe a hora e o dia do nascimento, porque para escolher lhe falta liberdade e uso da razão. Com Jesus Cristo não se dá isto. Ele, Deus feito homem, podendo determinar tempo e Lugar, escolheu justamente o que era agradável à natureza humana e à Santíssima Virgem. Porque procedeu assim? Os Santos Padres respondem: Primeiro: para nos mostrar mais claramente seu grande amor e incitar-nos a amá-lo também. Se Cristo tivesse vindo numa estação mais agradável; se tivesse escolhido a magnificência e comodidade de um palácio, sem dúvida haveríamos de reconhecer-lhe o amor para conosco que agora mais ainda realça, vendo-o nascer em pobreza, numa gélida noite e numa estrebaria. Segundo: Cristo o Senhor, já desde o nascimento quis mostrar-nos o caminho para o céu e ensinar-nos pelo exemplo o que mais tarde nos disse pela palavra. Não só o Menino Jesus como também a gruta, o presépio, os paninhos nos dizem que o caminho do céu é áspero e íngreme, e não há outro para nós, se nos queremos aproveitar para o aparecimento de Nosso Senhor. A concupiscência da carne e dos olhos, a soberba da vida são as raízes de todos os pecadores e as causadoras da desgraça dos homens.

A pobreza do Menino Jesus ensina-nos a necessidade da humildade, da cruz e do sofrimento, como meios de combater os vícios, de desapegar-nos do mundo, e servir a Deus com toda a pureza. Tudo isto nos mostra e exemplo de Cristo no presépio. Dizem os Santos Padres, que o presépio de Belém é o púlpito, a tribuna do Deus Menino.

Os ensinamentos de Nosso Senhor devem ser por nós imitados, quer nos tenham sido transmitidos por palavras, quer pelo exemplo. Do pobre nascimento de Cristo devemos aprender duas coisas: Primeiro, amemos o Menino de Belém. E segundo, tornemo-nos semelhantes ao Menino de Belém!"

Demos ao menino Jesus o nosso mais sincero e ardente amor, e imitemo-lo nas virtudes da pobreza e da humildade. Ao Menino Jesus é aplicável a palavra que mais tarde o Divino Mestre, quando pôs um menino no meio dos Apóstolos disse: "Se não vos converterdes e não vos tornardes semelhantes às crianças, não entrareis no reino dos céus".

 

Eis o que o Menino Jesus nos ensina ao nascer: desprezar os bens do mundo, para alcançar os bens eternos.

  
Reflexões:

Foi a obediência ao Pai Eterno que fez Jesus Cristo descer do céu e nascer em condições tão humildes. Deitado no presépio, o Menino Jesus já podia dizer: "Eu faço sempre o que a meu Pai agrada" ( Jo 8,29). Como mais tarde foi obediente até à cruz, obediente também foi até à gruta de Belém. Obedece tu também a Deus, observa-lhe os mandamentos e procura fazer sempre o que lhe agrada. Por amor de ti o Salvador sofreu indigência, frio, desprezo; e tudo isto com a maior paciência. Se te vierem sofrimentos e tribulações, não te perturbes e lembra-te de Jesus.

 
"Jesus, que já sofrestes por mim, quando neste mundo entrastes, eu quero sofrer por vosso amor. Se é este o caminho para o céu, como no-lo mostrastes, e desde criança nele andastes, nele eu vos quero seguir".

 

 
Referência bibliográfica: Na luz Perpétua, 5ª. ed., Pe. João Batista Lehmann, Editora Lar Católico - Juiz de Fora - Minas Gerais, 1959

O NATAL DA PASTORAL FAMILIAR ESTÁ CHEGANDO

NESTE DIA 10.01.10 ACONTECERÁ A GRANDE CONFRATERNIZAÇÃO DA PASTORAL FAMILIAR: COM ORAÇÃO, MÚSICAS, BRINCADEIRAS PARA OS CASAIS, ENTREGA DE PRESENTES E JANTAR. ENCERRANDO ASSIM, OS TRABALHOS DO ANO DE 2009 QUE FOI PARA O GRUPO UMA BÊNÇÃO DOS CÉUS NA EVANGELIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS CATÓLICAS DE NOSSA PARÓQUIA. AMÉM!

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO SOBRE NOVA COORDENAÇÃO

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição escreve uma nova página de sua história de lutas em prol da evangelização. Durante muitos anos esteve(paróquia) nas mãos da Provincia do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), entre os padres que aqui estiveram podemos citar: Pe. Pedro, Pe. João Barbosa, Pe. Tarcísio, Pe. Josenildo, Pe. Josemar, Pe. Freire e Pe. Francisco, deixaram suas contribuições de forma significativas, cada um com sua importancia, seus anseios e objetivos cumpridos . A partir de hoje 03.01.10, está sobre nova coordenação. O Seminário de Santa Terezinha, com os Padres Crisanto(REITOR) e Augusto se responbilizarão pela evangelização e administração de nossa Paróquia, enquanto Deus lá dos altos estará provendo um Padre para residir em nossa cidade. Pois, as coisas acontecem no tempo de Deus e não em nosso tempo. Devemos com isso, rezar e dizer ao Senhor que quando ELE achar que estamos preparados para receber um enviado seu para nossa humilde Igreja, o receberemos de braços abertos, porque foi a vontade do Pai. Na oportunidade Dom Mariano pediu a ajuda de todos, pois segundo suas palavras a igreja é composta pelo povo, função do padre é o guia e pastor.